Últimas Notícias
latest

Agosto lilás: Câmara de Bayeux integra campanha e conscientiza população dos perigos da violência doméstica contra a mulher



O mês de agosto começou e com ele também a campanha Agosto Lilás, que visa o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A Câmara de Bayeux apoia esta causa e durante todo o mês vai trabalhar estimulando ações de conscientização e também sobre a importância da denúncia, que pode ser realizada através do número 180, uma central nacional de atendimento à mulher.


A violência doméstica e familiar contra a mulher, de acordo com o art. 5º da Lei Maria da Penha, é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, dano moral ou patrimonial. Segundo o Instituto Maria da Penha, esse tipo de violência teve um aumento de até 50% em alguns estados durante o isolamento social devido à pandemia da Covid-19.


A campanha tem um tema importante e que pode salvar vidas. Em Bayeux, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres está realizando ações voltadas às áreas consideradas de vulnerabilidade para a qualidade de vida e autonomia das mulheres, tais como: educação e cultura, enfrentamento à violência, saúde, trabalho e combate à pobreza. No início do ano, a pasta também criou um suporte para o enfrentamento de casos de violência.


Em fevereiro do corrente ano também foi inaugurado no município o núcleo especializado em apoio à mulher vítima de violência doméstica, fruto de uma parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar. O núcleo disponibiliza para as mulheres que integram a Rede de Proteção atendimento e encaminhamento psicológico, jurídico, social e também oficinas manuais.


O objetivo da campanha e de todas as ações realizadas em Bayeux e requerimentos solicitados na Casa Severaque Dionísio é fazer com que as mulheres saibam que, não apenas durante a campanha, mas também durante todo o tempo elas têm uma rede de apoio que trabalha firme e forte por cada uma delas e que essa é uma luta conjunta. E ainda, se você conhece alguém que sofre de violência, não se cale, denuncie. Sua atitude pode salvar uma vida.
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Facebook Comments APPID