O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (19) uma nota técnica sobre a aplicação da vacina Oxford/AstraZeneca em grávidas, registra a Folha.
Segundo a orientação da pasta, as gestantes que tomaram a primeira dose dessa vacina contra a Covid devem aguardar até o fim da gestação e do puerpério (ou seja, até 45 dias após o parto) para receber a segunda dose do imunizante.
A nota foi divulgada após a Anvisa orientar a suspensão temporária da aplicação da vacina da AstraZeneca em grávidas no Brasil.
A agência de vigilância sanitária decidiu pela suspensão depois da morte de uma gestante do Rio que havia recebido o imunizante. Ela teve um caso suspeito de síndrome de trombose com trombocitopenia, extremamente raro —a relação da vacina de Oxford com o episódio ainda está sendo investigada.
Com a suspensão, a vacinação de grávidas que ainda não tinham recebido as doses passou a ser feita só com a Coronavac e a vacina da Pfizer e também ficou restrita a gestantes com doenças preexistentes.
Havia dúvidas, porém, sobre a orientação da Saúde para grávidas que já haviam recebido a primeira dose da AstraZeneca, respondidas pela nota técnica.
O Antagonista
Nenhum comentário
Postar um comentário