Os processos 0600853-47.2020.6.15.0061 relacionado ao percentual de gênero com suposta candidatura fictícia do partido Cidadania, 0600870-83.2020.6.15.0061 relacionado com suposta candidatura laranja do PTC e o 0600852-62.2020.6.15.0061 envolvendo o PTB onde os partidos são investigado numa ação judicial eleitoral pelo juiz da 61ª Zona Eleitoral por suposta fraude eleitoral nas candidaturas a vereador nas eleições de 2020 tiveram novos desdobramentos nesta quarta-feira (12).Após manifestação do Ministério Público Eleitoral, o juiz eleitoral proferiu novo despacho na manhã de hoje por volta das 10h nos processos envolvendo o PTB, PTC e Cidadania. As ações seguem com celeridade e caminham para uma decisão do juiz se julga procedente ou não os pedidos para cassar o mandato dos vereadores eleitos e consequentemente os diplomas dos respectivos suplentes já que toda chapa fica comprometida.
Dezenas de decisões favoráveis a cassações de mandatos têm sido proferidas em vários estados do Brasil nas últimas semanas sobre fraude na cota de gênero.
Em Bayeux, caso seja deferida a ação, devem perder o mandato no PTB, os vereadores Nildo da Casa Branca e Cal do Sesi, no PTC, o vereador Nôquinha e no Cidadania, a vereadora Dani de Kita.
Se as votações dos candidatos desses três partidos forem anuladas, 13.167 votos serão anulados e será feita uma recontagem para um novo quociente eleitoral.
Podem ser beneficiados diretamente com a cassação dos vereadores assumindo a titularidade do mandato os suplentes Marcelo bandeira (DEM), Danyelle Caetano (PV), Cleice Rocha (PCdoB) e a quarta vaga pode ficar com PDT,PP,PL ou no Republicanos com Irmão Val.
A defesa dos partidos PTB, PTC e Cidadania têm dito que as legendas não cometeram irregularidades e acreditam que a justiça ao final das ações as julgará improcedentes.
Bayeux em Foco
Nenhum comentário
Postar um comentário